Papoulas

A Papoula além de linda é uma excelente flor para ser cultivada em qualquer jardim e em qualquer época do ano. A variedade mais vendida por aqui é a Papoula Califórnia. Apesar da forma de plantio mais comum ser por meio de sementes, ela pode ser encontrada já em vasos, em algumas (poucas) floriculturas.

Suas belas flores laranjas ou vermelhas se fecham quando o sol se põe.

Quem vive em áreas mais amenas pode ter até mais sucesso no plantio, já que as sementes precisam de um período de frio para a germinação. Outra opção para locais mais frios é o Amor Perfeito.

Se morar em regiões de muito calor, aconselho semear as Papoulas dentro de casa, pelo menos na primeira semana, para que as sementes possam ter esse primeiro momento de frescor. A não ser que dentro de casa seja ainda mais quente que fora, aí o melhor é encontrar uma sombra para abrigar as sementinhas.

Uma vez plantadas (veja em nosso post como plantar sementes da forma certa) basta manter o solo levemente úmido; ela não gosta de muita água e prefere solos mais grossos, pode crescer até meso em terrenos pedregosos, desde que não acumulem água.

O ideal seria semear diretamente no local definitivo, seja em vasos ou no canteiro, pois ela não curte muito o stress do transplante, que se não for feito com muito cuidado pode até matar sua Papoula.

Papoulas brotando

Cubra bem pouco as sementes. O correto é colocar as sementinhas na terra e peneirar um pouquinho de terra por cima; bem pouco.

O solo não precisa de muita adubação como húmus e esterco de aves. Ela aprecia solos pobres.

Em relação ao sol, as Papoulas podem ficar em sol pleno, ou seja, o dia inteiro, mas ela se desenvolve bem também em meia sombra, que são locais que recebem pelo menos algumas horas do sol da manhã ou da tarde.

Apesar de ser considerada uma planta perene, a Papoula é tratada como anual na maioria das vezes, pois com o passar do tempo perde o vigor. Para ter mais flores, faça uma poda até a metade da altura, depois da planta já ter produzido bastante. Isso vai incentivar o surgimento de novas flores, prolongando a beleza.

Se quiser deixar algumas flores secarem, você ganhará de presente muitas sementes para repetir o processo e sempre ter papoulas em casa.

Papoula em vaso

Agora se a intenção é usá-las como flor de corte, para fazer arranjos, o momento certo de cortar os botões é quando ainda não se abriram. Assim irão durar muito mais tempo.

É isso.

Deixe um comentário