Os cães costumam comer “mato” para estimular o intestino, enquanto os gatos recorrem às plantas para ajudar a induzir o vômito e se livrar das bolas de pelos que se formam quando se lambem – se limpam, o que acontece praticamente todos os dias, várias vezes ao dia.
O perigo desse hábito é que algumas plantas no quintal podem ser venenosas, como é o caso das Azaleias, Alamandas…
Se você cultiva muitas plantas em casa e não quer correr o risco de seu amiguinho comer o que não deve, facilite e forneça graminha de qualidade.
Já existem várias gramas específicas à venda nos pet shops da vida, que apesar de práticas, custam beeeeem caro. Ainda mais se tiver vários animais de estimação.
Felizmente existem opções que podemos comprar em qualquer supermercado e eles vão adorar!
Substituindo graminha padrão por Milho e Alpiste
Eu planto, e recomendo, milho de pipoca (nem preciso dizer que pipoca de microondas não vale, certo?) e alpiste.
O milho demora um pouquinho mais, então vale a pena plantar as duas coisas no mesmo dia para ter opções por mais tempo.
Use dois vasos pequenos ou médios, que custam em torno de 5 reais cada, e um pacote de 2kg de terra vegetal; facilmente encontrada.
Preencha o(s) vaso(s) com terra, deixando uns 2 dedos de espaço até o topo.
Espalhe as sementes de alpiste ou coloque alguns grãos de milho de pipoca – os milhos precisam de espaço entre eles – e cubra com um pouco de terra, se possível usando uma peneira para que essa terra do topo fique bem fofa, o que irá facilitar o crescimento.
Agora é só regar com cuidado, antes das 10h ou depois das 16h, quando o sol já estiver mais fraco, certificando-se de que nenhum grão apareça na superfície. Se preferir use um borrifador até que as plantas estejam grandes o suficiente para não quebrarem com a força da água.
Deixe o(s) vaso(s) em local bem iluminado, de preferência que receba sol apenas por algumas horas, não o dia inteiro.
Se estiver numa época de calor regue diariamente, bem pouco, apenas para manter a terra úmida.
Agora é só ter paciência. O milho costuma demorar um pouquinho mais para crescer. Mas em média leva de duas a três semanas até ficarem no ponto, dependendo do calor e da rega recebidos.
Tanto o milho quanto o alpiste precisam estar com cerca de 10cm de altura, antes de você oferecer para seus amiguinhos fazerem a festa! Se a grama estiver muito baixinha eles podem arrancar, o que não é legal.
Não descuide da rega para que a graminha dure bastante. Quando enjoarem (ou comerem tudo) é só arrancar e preencher o vaso com mais terra e plantar novos grãos.
Já li relatos de pessoas dizendo que seus bichanos não se deram bem com o milho; teria provocado dor de barriga em alguns gatos. Em casa temos três gatos, completamente diferentes, sem nenhum problema. De qualquer forma é bom ter atenção nas primeiras vezes, para o caso de existir alguma alergia ou algo assim.
É isso.
Boa tarde!!
Ótima dica! Faço aqui em casa e os dogs amam! Vc sabe se a gnt pode fazer isso também com arroz?
Olá Karoline! Nunca tentei. Arroz cresce em áreas alagadas, então acho que seria difícil em vasos pequenos. Os únicos que testei e funcionaram foram mesmo Milho, Alpiste e Trigo. 🙂
Ok! Muito Obrigada! Já fiz com milho, alpiste e painço. Mas pesquisei para saber se os brotos arroz poderiam ser comido pelos cachorros, mas não encontrei nada :/
Plantei para o gato da minha filha e ele gostou muito do Painço. Tem as folhinhas mais largas e curtas que o alpiste e cresce bem rápido
Ótima sugestão! Vou experimentar plantar também.
Ótima dica!!!!Plantei milho de pipoca e meus dois salsichinhas adoraram! Eles se deram super bem com o “matinho” do milho. Eles tentam comer o matinho que encontram na rua durante o passeio, mas eu evito ao máximo por ter sujeira. Agora já tenho um ótimo substituto para o matinho de rua. Obrigada pela dica 🙂
Que bom que eles gostaram, Sandra! 🙂 Os matinhos da rua são perigosos mesmo. Além de sujeira podem ter resto de veneno, tipo “mata-mato” que muita gente usa sem saber o perigo que isso faz para si e para os outros.