InícioDiversosComo cultivar Clusia; planta que vai bem dentro e fora de casa

Como cultivar Clusia; planta que vai bem dentro e fora de casa

-

A Clusia é uma ótima alternativa quando pensamos em cercas vivas. Ela é arbustiva, brilhante e resiste bem ao calor presente na maior parte do Brasil. É bastante comum na região do Rio de Janeiro, como comprova seu nome científico: Clusia fluminensis.

Já em relação ao frio podemos dizer que o limite é perto de zero grau. Se costuma ter geada onde você deseja plantá-la, tenha em mente que deverá proteger bem sua planta ou corre um grande risco de perdê-la.

Eu, por exemplo, moro em uma região de clima temperado, onde no outono e no inverno é comum ter temperatura próxima e abaixo de zero por vários dias. No caso optei por plantar em vaso, e nos dias com previsão de geada deixo ela numa varanda fechada até 8h, 9h do dia seguinte mais ou menos quando o sol já deixa as temperaturas mais agradáveis (acima dos 10 graus). Tive uma muda plantada num canteiro a céu aberto que, como previsto, morreu numa geada moderada – e temperatura de 2 graus negativos.

Problemas com a Clusia

Os problemas mais comuns são: folhas caindo, folhas enroladas, murchas e amareladas.

Instagram Adoro Plantas

Todos são causados basicamente por dois fatores: luminosidade e água.

A planta pode perfeitamente ser cultivada em vasos até dentro de casa, mas é preciso que ele seja posicionado junto de uma janela que receba bastante claridade. A Clusia não precisa de sol direto; se estiver ao lado de uma cortina fininha que não bloqueie muito a luz do sol ela pode ir bem, porém o ideal é que seja um ambiente muito, mas muito iluminado com no mínimo de 4 horas de luz solar. Dito isso, pode ser cultivada perfeitamente em sol pleno.

Caso faça essa mudança (de um clima para o outro), proceda aos poucos. Leve o vaso para o local desejado por uma hora; na semana seguinte por 3 horas, e depois de três semanas deixe-a no local definitivo, já que a planta estará acostumada e não vai sofrer nenhum choque. Caso algumas (poucas) folhas caiam nos dias seguintes à mudança, é normal. Faz parte do processo de adaptação.

Normalmente quando ela fica apenas na sombra ou com baixíssima luminosidade às folhas começam a amarelar e cair em grandes quantidades.

O mesmo pode acontecer se ela for regada em excesso. Plantas de folhas gordinhas, também chamadas de ‘suculentas’ não precisam de muita água. Uma ou duas vezes por semana no verão, é o suficiente, a não ser que o vaso seja pequeno, o que significa que a pouca terra secará mais rápido e você precisará regar mais. No outono e inverno, se morar em regiões frias (Sudeste e Sul, basicamente), uma vez por semana é o suficiente.

O maior indicativo de que você está regando demais são folhas murchas.

Já se as folhas começarem a enrolar é sinal de que falta água.

Para que o solo consiga reter umidade adequadamente é recomendado que você coloque uma proteção por cima da terra. Casca de pinus, seixos ou lascas de madeira, por exemplo.

A Clusia tem raízes agressivas, portanto não é recomendado que seja plantada próximo a encanamentos, fossas, etc. E a escolha do vaso precisa levar isso em conta, ou seja, escolha um vaso grande se quiser que ela cresça bem. Ela pode ser cultivada em vasos pequenos, com citei anteriormente, mas você deixará de aproveitar todo o esplendor de planta, que fica muito mais bonita quanto tem espaço para se desenvolver mais.

Quanto à poda, pode ser feita sem problemas, tanto para limitar seu crescimento quanto para dar a forma desejada. Use uma tesoura bem afiada e corte sempre na diagonal. Se possível passe uma pasta cicatrizante ou use canela em pó ou própolis em gotas nos locais podados para acelerar a recuperação da planta e evitar a presença de fungos. Atenção depois de podar, pois o látex que sai da planta pode ser tóxico e manchar as roupas de forma definitiva; prefira usar luvas.

Como fazer mudas de Clusia?

Mudas de Clusia

É muito fácil propagar Clusias. Basta podar um galho de 15, 20 cm, fazer um corte logo abaixo de um broto (onde nascem as folhas e onde sairão as raízes), retirar as folhas da metade para baixo, deixando apenas as do topo, e fincar no local desejado. Leve em conta que o melhor é escolher um local protegido de fortes chuvas e do frio.

Se quiser aumentar as chances da sua futura muda, plante-a num recipiente pequeno preenchido com húmus de minhoca e vermiculita (pode ser meio a meio ou 70% de húmus). Essa combinação é perfeita para um substrato foto e aerado, que facilita o processo de enraizamento. Mantenha a umidade e tenha paciência.

A Clusia demora algumas semanas para começar a produzir novas raízes e só depois disso é que novas folhas surgirão e a planta começa de fato a crescer. Em três ou quatro meses, se as folhas continuarem bem verdes e novas folhas tiverem surgido, já será possível transplantar para o local definitivo. É isso.

101 COMENTÁRIOS

Ativar Notificações
Receber notificação de
guest

101 Comentários
novos
anteriores mais votados
Comentários em linha
Ver todos os comentários
Zi maymoni

Bom dia, pretendo fazer uma cerca viva, porém aí cavar a valeta para o plantio, me deparei com imprevistos no solo, por isso decidi fazer uma jardineira sobre a área, comi na foto, pode me ensinar o passo a passo para o plantio?..para drenagem, qual terra usar, me disseram para colocar uma camada de calcário embaixo… será verdade que devo fazer?

Screenshot_2024-05-13-05-44-48-888_com.whatsapp
Daiane

Minha clusia esta ficando assim comprei ela em um viveiro estava abaixo de sombrite la ai aqui ela esta no sol pleno após o almoço e estão assim com as folhas

17103328733933561894316753330753
Ariadne

Qual a distância do muro devo plantar a Clusia para formar uma cerca viva?

Editado em 4 meses atrás por Ariadne
Allan

Bom dia! Minha clusia está cheia de pontinhos pretos na parte de baixo das folhas… parece que sai raspando. O que posso fazer?

image
Daiane

É alguns brotos não tem e outros já tem também mas vou fazer como vc falou, uma poda, passar o sulfato de cobre com óleo mineral e fazer uma adubação nela e aguardar se terei resultado. Aqui choveu esses dias mas já tivemos muito mais chuvas. Muito obrigado pela atenção Deus o abençoe imensamente.

Daiane

Mais uma

Screenshot_2024-01-15-11-24-54-472_com.whatsapp
Daiane

Essa é a foto de como estão, está indo muito rápido não vou conseguir controlar essa doença,creio que vou perder o sonho que tinha de ver minha chácara fechada com elas 😭

Screenshot_2024-01-15-11-25-04-842_com.whatsapp
Dayana

Caso eu queira plantar um galho desse tamanho. Ela vai pegar?

20231216_152357
Daiane

Por favor me ajude tenho uma cerca viva de clusia enorme em toda minha chácara. Ontem fui cortar alguns galhos que estavam grandes e percebi que todas tinha pontinhos marrom nas folhas em todas as plantas estou desesperada com medo de perder minha cerca viva, não é pulgão nem cochonilha,essa noite nem dormir de tanta preocupação pois era um sonho ter a chácara fechada com essa planta e tenho medo de ser algo que não consiga controlar e perde-las. Por favor me ajude

IMG_20240113_095758
Daiane

Oi boa noite obrigado pela resposta fiz isso raspei com a unha não sai nada parece algo penetrado dentro da folha está em toda parte, conforme passa os dias essa manchinha se expande e fica parecendo uma queimadura solar mesmo as que estão em meia sombra .elas estão com 3 anos tenho em torno de 300 mudas. Amanhã mandarei mais fotos de como estão. Mas desde já agradeço a atenção.

Regina

Estou com o mesmo problema! Parecem queimaduras 🥲

Daniel

tenho uma na sala de jantar onde é iluminada e parece que ela está gostando. Uma ou duas folhas caíram sozinhas e ja aparecem folhas novas. Rego umas 3 vezes no mês. Não mais. Uso o adubo Forth Cote e parece funcionar. Uso Brilha Folhas na mina e fica um luxo de tão chique e linda. Igual de revista. A minha está em uma vaso de barro, mas vou transplantar ela um vaso bem drenado de poliestireno de uns 50 cm ou mais de altura.

Nádia Debrino

Bom dia, meu nome é Nádia, tenho uma cerca viva com clusia e ela perdeu as folhas no meio será que é o vento? Ela parece saudável

17002316667146207868862344937628.jpg
Zilda cardosos

Tenho clusia em uma jardineira e ela não está cheinha …ela está rala.. com poucas folhas o q fazer?

Eduardo Campelo

Segue mais fotos.

WhatsApp Image 2023-07-15 at 07.54.54 (3).jpeg
Eduardo Campelo

Segue mais fotos

WhatsApp Image 2023-07-15 at 07.54.54 (4).jpeg
Eduardo Campelo

Bom dia! Parabéns pela página.
Plantei ha uma semana algumas clusias, no jardim da empresa.
Ela já veio com algumas manchas e parece está aumentando.
Vou fazer outro post para anexar mais fotos, pq só permite uma por mensagem.
Veja se voce pode me ajudar.
Agradeço de antemão.

WhatsApp Image 2023-07-15 at 07.54.54 (1).jpeg
Eliel José

Bom dia , Rodrigo, tudo bem?

Tenho uma clusia em frente de casa onde não há sol direto, ultimamente o tempo aqui no nordeste anda muito chuvoso, porém continuou a regar todos santo dia, e há duas semanas a planta começou a enrolar as folhas e a cair todas elas, também apareceu mofo branco e também preto no caule.

Por favor pode me dar uma dica de como enviar a morte da planta obrigado, excelente post.

Um abraço!

Eliel José

Boa noite, Rodrigo.

Obrigado pelas dicas irei segui-las.

Um abraço 😬

Sérgio

Olá. A minha Claudia tem soltado uma espécie de raizes aéreas de tom rosáceo. Posso (ou até mesmo devo) poda-las? Qual efeito a poda dessas “raizes” traria à planta?

Marco Munhoz

Bom dia Rodrigo.

Começou dias atrás, pontos escuros e brancos, segue anexo fotos.
Por favor pode me ajudar?
Obrigado.

Clusia.jpg
Fernanda Vecchio

Olá boa tarde, pode me ajudar a combater o que está causando com a minha clusia. Ela está cheia de pontinhos, parece um fungo. Apareceu de repente.

IMG-20221118-WA0011.jpg
Lilian Costa

Bom dia, comprei uma clusia de um viveiro, e percebi que elas tem mancha de agua. mas já esfreguei com agua e não sai, parece que esta limpa e qua do seca aparece novamente, é como se fosse um formato de gota em cada folha. esfreguei seca e saem com muita dificuldade. Já teve um caso assim, fiz uma pesquisa em outros site e não achei solução para remover as manchas.

Fernanda

Olá Rodrigo, comprei uma planta em um viveiro onde me informaram que seria clusia, mas vendo as fotos daqui tenho impressão de que a planta que adquiri tem folhas bem maiores e ao plantar em sol pleno as folhas estão queimando, no viveiro ela estava sob sombrite 70% será que a queima é devido a mudança para sol pleno? Será que ela irá se adaptar? ou seria outra planta que não tolera sol? rs

WhatsApp Image 2022-03-29 at 11.00.34.jpeg
Izabel Cristina

Boa noite, Rodrigo! Adotei faz pouco tempo uma clusia deixada na minha rua já arvoreta ..tem como saber se é macho ou fêmea ?

Editado em 2 anos atrás por Izabel Cristina
Rafael Augusto Garbosa

Amigo, plantei algumas clusias a pouco tempo em um local que bate sol o dia todo, só que agora está amarelando as folhas e caindo, oq pode ser? Será que é choque térmico?

Anthony

Ola amigo adorei o seu artigo. Por favor estou com uma dúvida. Eu conprei uma muda da clusia e plantei num vaso de 5 lirros. Ela ficou sadia por 8 meses mas esta cheia de furos em varias folhas e elas caem com facilidade. Por favor qual seria a praga e como resolver? (Ver foto)

Maria José Nunez

O que pode ser Clusia com manchas escuras e secas no meio da folha (foto)
Estão plantadas recentemente a pleno sol, no solo à poucos dias, mas algumas já vieram.assim da loja de plantas.Será má poda ou doença

Screenshot_20210901-073158_Samsung Internet.jpg
Maria José Nunez

Obrigada!

Fernanda

Bom dia, Rodrigo. Muito interessante mesmo sua publicação.
moro em um apto tipo garden e o condomínio planta clusias para cerca viva, são eles mesmo quem cuidam, porém já é a segunda vez que eles trocam as mudas do nosso garden pq elas não crescem. O que poderia fazer ?

3237FFFA-E546-4104-8486-BB2B34945B1A.jpeg
Cledia virginio

Olá, A clusia murchando é com o aspecto triste, algumas folhas marom e cai com facilidade. oq fazer.

IMG_20210512_083130267.jpg
THELMA PALHA DA CRUZ

Olá, boa noite!
Tenho um corredor inteiro com clusias,(sou apaixonada por essa planta), porém elas estão próximas a um muro. Já atingiram mais de quatro metros. Estou preocupada pois, recentemente, percebi grossos troncos na parte inferior, próximo à terra, como se fossem raízes. Elas podem danificar o muro?
Muito obrigada!

Renata Bigaram

A Clusia pode ser tóxica para gatos? Estou querendo plantar, mas como tenho uma gata, tenho que verificar bem o que plantar para não levar nenhum risco à saúde da minha gatinha… se puder responder, agradeço.

eliana fonseca da silva freitas

Plantei a 30 dias as clusias na frente da casa e apareceram manchas em algumas folhas. Oque fazer?

Carolina Chamie

Boa tarde!!! Me ajude!! De um dia pra outro as folhas da minha clusia ficaram como na foto!!! Acredito que eu tenha deixado exposta ao sol da tarde, sem cortina. Ela costuma ficar no mesmo local sempre, mas com a cortina com filtro pra raio solar.

Marcus Moreira da Silva

Gostaria de fazer uma cerca viva com a clusia, mas boa parte da cerca ficara debaixo das arvores. (pes de manga e abacate) Ela sobrevive a esse ambiente?

ROSECARLA OLIVEIRA DA SILVA

Olá Rodrigo, tudo bem?
Talvez até já tenha respondido, mas vou enviar fotos das folhas da minha clusea para ver se pode me ajudar.
Mantenho ela na porta de casa ( moro em apartamento) por causa dos meus gatinhos.
Pelo que li aqui, acho que o problema dela está ligado a pouca iluminação ou pouca rega já que as folhas estão enrolando. Você poderia me ajudar?

RENATO MORALEZ

Olá Rodrigo. Plantei recentemente algumas Clusias para que formem uma cerca viva. Elas ficam em uma área com alta incidência de luz solar. Porém algumas estão apresentando manchas como as da foto. O que pode ser!?

20210221_083739.jpg
Clerivalda

Olá Rodrigo, minhas clusias rosea estão belas, gostaria de saber se elas florescem mesmo, quanto tempo dura as flores e o que devo usar para que elas floresçam?

Vagner silva de borba

Ola Rodrigo tenho algumas duvidas com relação a clusia:
É possível plantar com semente em células de plastico ou tubetes não ha muito material na internet relacionado ao plantio por sementes.
Eu moro em florianopolis acredito que o clima seja propicio apesar que o lugar onde moro fica a quase 300 metros do nível do mar isso seria um problema ?
o fato de optar pelo plantio de sementes é porque preciso de 700 planta para uma cerca viva .

Simone Ferreira Lacerda

A folha da minha Clusia está ficando com a coloração amarronzada. Deixei -a no sol quente por umas 4h (já fiz isso por várias vezes e sempre ficou saudável). O que pode estar acontecendo?

Laisa

Olá,
Gostaria de plantar as Clusias para formar uma cerva viva.
Qual a distância ideal para fazer esse plantio das mudas para ficar uma cerca bem fechada? E qual a forma de fazer esse cerca crescer mais rapidamente?
Essa seria realmente uma planta ideal para uma cerca viva?

Marcos

Bom dia, eu tenho duas plantas já adultas na frente da minha casa. É possível replantá-las em outro local ?

Leticia

Olá, tenho uma clusia e ela esta ficando com algumas folhas manchadas de escuro…estava dentro de casa perto da luz da janela…mas ao mesmo tempo que esta c essas folhas escuras esta saindo novas folhas … oque são as folhas escuras, oque devo fazer?

Carol

Olá, eu tenho 3 jardineiras com Clusia, fiz uma cerca viva, elas pegam mta claridade e sol tmb.. Só q notei q as folhas estavam ficando amareladas e caindo, quando olhei atrás da folha, tava cheio de bichinhos amarelo! Inclusive já usei um produto da Forth Inseticida, mas não resolveu. Teria alguma dica pra ajudar?

Roze de Mira

Ola Rodrigo…temos uma cerca viva ao redor da piscina vem grande e frondosa, ocorre que cresceram muito e estão fazendo sombra na piscina. Resolvi poda-las quase pela metade, e tenho 3 perguntas:
1) se eu podar pela metade, deixando parte das folhas na parte inferior nao corro risco de matar a cerca?
2) em 5 meses as terei verdes novamente?
3) as raizes que descem abundantes ate o
solo como “cipós” devo podar?

Obg

Álvaro August

Bom dia. Minha crusia estao com muitos pontos de cor parda parecendo lama, as folhas chegam fica grossas. as passo um pano umido e esfergo até sair. mas como a minha planta esta grande fica cansativo. quando mexo caem muitas folhas. eu tenho minha crusia em vaso em local muito claro e chegar pegar sol na parte da manha. O que fazer? ja pensei em acabar com com a planta.

Fabio

Bom dia

Tenho uma cerca viva com clusia, mas notei que elas estão enrolando, as folhas novas criam tipo uma pele marrom, o que impede o crescimento. Gostaria de saber, se possível, se algum dos colegas que cultivam essa planta já presenciaram algo do tipo?

Hortênsia Nune

A Clusia não aguenta geada?

Verônica B&amp

Rodrigo ajudou muito a informação sobre como fazer mudas de Clusia. Estamos recuperando uma Praça em São Paulo e gosto muito dessa planta a Clusia. Sou Verônica Böhme, física, escritora, poeta, mobilizadora social e inicio com as plantas e horta orgânica (fiz curso na UMA PAZ). Aqui dois Blogs para visita:
Blogs: <a href="http://www.alegriaeabundancia.blogspot.com” target=”_blank”>www.alegriaeabundancia.blogspot.com (arte, cultura, alimentação, política, dia a dia, Respeitalisme sucesso no mundo todo desde 2009) e
Bloog: http://institutoveronicabohme.blogspot.com.br (aqui tem muiooooooooo sobre os passos que estamos fazendo na recuperação da Praça e da criação de duas Hortas Orgânicas). Parabéns para você e seu avô.

Daniel Almeida

Olá Rodrigo. Boa noite. Plantei cinco clusias para fazer de cerca viva há pouco mais de um ano mas até hoje estão com cara de planta nova. Não ficaram frondosas, como vejo em fotos. O que devo fazer? Posso usar esses adubos npk vendidos em mercados? Que tipo devo usar? O NPK 10-10-10 é o mais indicado? Obs.: Estão plantadas diretamente no solo, pegam sol diretamente durante toda à parte da tarde. Por favor, me ajuda. Obrigado desde já.

marcos vinicius

Bom dia!

Tenho uma clusia na porta de casa e as folhas estão caindo muito, está quase sem folha. O que posso fazer para que ela não morra?

Felipe Lanes

Olá Rodrigo Camargo Piva!

Tenho um vaso em casa de Clúsias que minha mãe plantou dois pequenos galhos e ela agora está enorme. Pensei em fazer podas para mudas dela. E quando vi que elas dão ótimas cercas vivas tive a ideia de plantar no meu canil fazendo uma cerca viva correndo os cantos do mudo e das cercas. E me veio a preocupação e a dúvida se elas são venenosas ou não para cães. Caso algum resolva mordiscar uma folha. Pode me tirar essa dúvida?

Parabéns! Ótimo artigo.

Felipe Lanes

Legal Rodrigo. Me ajudou muito. Obrigado!

Agora, uma nova dúvida sobre a poda para fazer as mudas. Posso fazer estas agora no início do outono, ou só posso fazer isso no final do inverno, como vc falou na resposta anterior? Pois percebi que o vaso com a Clusia que falei, agora no início do outono está ficando com as folhas amareladas num todo. Daí pergunto. Posso matar a planta fazendo essa poda para as mudas agora no outono?

Detalhe, não moro em área fria. Moro em Vitória-ES.

Obrigado!

Marcelo

Plantei um ramo inteiro de clusia, quatro estacas separei para plantar em separado. Espero que peguem.