Cóleus são belíssimos. Chamam atenção onde quer que estejam plantados. E podem ser cultivados em vasos, tranquilamente.
É uma planta muito resistente, suportando sol, sombra, calor e frio além de altos índices de chuva (desde que o solo tenha uma boa drenagem).
Apesar de poder ser plantado em sol pleno, procure escolher um local em que a planta receba sol direto apenas por algumas horas. Isso ajudará a preservar as lindas e vivas cores dos Cóleus. Quanto mais tempo de sol, mais suaves serão as cores das folhas.
Como fazer mudas de Cóleus
É muito, mas muito fácil fazer mudas de Cóleus com altíssima taxa de sucesso.
Você pode fazer mudas rapidamente cortando alguns galhos e deixando num recipiente com dois ou três dedos de água em um local iluminado (mas sem sol direto). Uma janela é o ideal. Troque a água de dois em dois dias. Em pouco mais de uma semana já terá raízes. Quando as raízes estiverem um pouco maiores que as da foto abaixo, pode plantar no local definitivo.
Se quiser pode usar o método de estaquia.
Basta cortar um pequeno galho, pode ser um ponteiro ou ramo lateral, logo abaixo de um broto – para que desse broto se formem as raízes – e deixar apenas duas ou três folhas na ponta. Isso é importante porque a planta precisará fabricar novas raízes sem precisar gastar muita energia para alimentar tantas folhas.
Agora é só fincar o galho no local de plantio. Pode ser em vaso ou direto no canteiro do jardim. Eu sugiro que escolha um local que não receba muita chuva, afinal, a planta ainda está se recuperando e se reconstruindo; precisa de cuidado.
No exemplo da imagem acima essa mudinha foi plantada em 03 de dezembro de 2016 e deixada numa varanda que recebia apenas o sol da manhã, o mais suave.
Recomendo que prepare um vaso pequeno com um um terço de terra vegetal, um terço de húmus de minhoca e o outro terço de vermiculita, que ajuda a reter a água. Com esse substrato as raízes terão espaço e nutrição suficientes para crescerem fortes e vigorosas.
Eu já plantei em pleno sol, sombra, muita chuva e todas as mudas vingaram, sempre. A diferença se dá na velocidade em que isso acontece.
Em cerca de um mês (ou menos se você morar em local de clima mais quente) novas folhas surgirão. A partir daí é só ter paciência e observar o crescimento.
Acima, a imagem de como ficou a muda plantada em dezembro. No dia 20 de fevereiro tirei desse vaso pequeno e plantei num vaso bem maior, localizado também em meia sombra.
E agora, veja o tamanho que estava apenas um mês depois do transplante para este vaso grande:
Cóleus é resistente ao frio?
Sim e não. Cóleus pode ser plantado tranquilamente em cidades com inverno bem definido, mas deve ser protegido das geadas. Aqui no interior catarinense temos algumas geadas por ano, e muitos dias de temperatura abaixo de zero, no outono e no inverno. Todas as mudas de Cóleus resistem bem até começar a gear. Aí não tem jeito. Veja um exemplo abaixo, de quando eu ainda tentava cultivar no jardim, desprotegido:
Porque meu Cóleus está com as cores desbotadas?
É muito provável que sua planta esteja num lugar que receba sol direto o dia inteiro ou nas horas mais quentes do dia, ao invés de apenas o sol da manhã.
Veja a diferença de um exemplar que está plantado em meia sombra, recebendo até quatro horas de sol, contra outro Cóleus que está em sol pleno, com mais de seis horas de sol por dia.
Caso este não seja o caso, pode ser o oposto; talvez falte algumas horas de sol, caso esteja plantado em local que não receba luz suficiente. Outra hipótese é deficiência do solo. Se estiver em vaso, talvez seja o caso de trocar ou repor substrato.
Compre terra vegetal (ou terra adubada, como é chamada em algumas floriculturas) e adicione um pouco de húmus de minhoca e esterco de aves bem curtido.
Se tiver, adicione também uma colher de sopa de farinha de osso e torta de algodão e misture bem. São adubos orgânicos, que não queimarão as raízes de sua planta, desde que usados sem exagero.
Se não encontrar torta de algodão, fique apenas com a farinha de osso e o húmus de minhoca que estará de bom tamanho.
Caso tenha aninhais de estimação, não utilize torta de mamona. Ao contrário da torta de algodão ela é extremamente tóxica e pode até matar cães e gatos.
É preciso podar as flores do Cóleus?
A poda do Cóleus em geral pode ser feita tranquilamente para diminuir o tamanho e/ou obter o formato desejado para a planta. Ela resiste bem. Corte sempre logo acima de um nó (ou gema), na diagonal para que a água da chuva ou rega escorra e não fique parada no local do corte, o que facilita o surgimento de fungos.
A poda das flores são opcionais. Tenha em mente que elas precisam de energia da planta. Caso a energia (proveniente de um bom solo, adubos e regas) não seja suficiente a planta ficará com um aspeto fraco, com cores menos vivas. Agora, se a planta está cheia de flores e mesmo assim continua com suas lindas cores saturadas, corte apenas se você quiser.
É isso. Se tiver oportunidade, não deixe de cultivar Cóleus em seu jardim. Suas cores certamente vão embelezar ainda mais seu cantinho verde.
Olá.
Tinha um vaso de coleus muito lindo, com folhas grandes. como elas foram crescendo, podei para que ficassem proporcional ao vaso. Mas agora as folhas que brotam são minúsculas? não enchem mais um terço do vaso. O que fiz errado?
Olá Bernardete! O Coleus costuma ter esse comportamento mesmo. Depois da poda ele se enche de folhas, mas costumam ser bem menores. Você fez a poda agora, no final do verão? Se sim, talvez a planta já tenha diminuído muito o metabolismo, vamos dizer assim, se preparando para a época de repouso vegetativo, onde nas estações mais frias praticamente não cresce. Igual acontece com hortênsias se podadas no verão. Quando a poda é feita no começo ou meio da primavera ainda vamos ver crescimento acelerado, com folhas maiores. Já no alto verão costumam estagnar mesmo. O jeito será aguardar a… Leia mais »
Eu rego meus coleus duas vezes ao dia. Pois eles marcham. Sera que posso plantar em vaso sem furo?
Faz muito calor em sua cidade, por isso o substrato está secando tão rápido? Se as folhas ficam normais quando você rega sugiro que misture vermiculita na terra do vaso. Ela é fácil de encontrar e mantém a umidade por muito mais tempo. Usar vasos sem furos pode ser perigoso. Se mesmo um pouco de água se acumular no fundo por muito tempo é bem possível que as raízes apodreçam. É arriscado. A não ser que o vaso nunca fique na chuva e você seja muito meticulosa nas regas.
Uma pergunta, esse substrato que você citou é para colocar separado mesmo, camada por camada (e se for o caso, qual a ordem?) ou para misturar tudo (vermiculita, húmus e terra vegetal) antes de colocar no vaso e plantar?
Olá! É tudo misturado, como se fosse uma receita de massa de bolo, vamos dizer assim.
Olá Rodrigo! Primeiramente muito obrigada por compartilhar seu conhecimento.
Tenho duas dúvidas sobre o coleus. Ouvi falar que deve-se colocar areia junto com a terra e o substrato. Isso é realmente necessário? E outra se há necessidade de colocar algo no fundo do vaso, como pedriscos ou argila espandida, para drenar?
Desde já agradeço. Abraços.
Olá! A areia faz com que a água da rega seja drenada mais facilmente. No caso do Coléus eu só adicionaria areia se estiver plantado em uma terra bem argilosa (vermelha) onde a água demore para escoar. Aí o melhor seria adicionar areia e matéria orgânica para melhorar essa terra. Se já estiver plantado em terra vegetal a areia é desnecessária para o Coléus, especificamente. Quanto a colocar pedrisco ou argila expandida no fundo isso é bem polêmico. Todos indicam isso de forma automática, inclusive eu quando escrevi o post sobre como plantar em vasos, muitos anos atrás. Inclusive eu… Leia mais »
Tambem tenho uma coleção de coleus e atualmente fazendo mudas com sementes que germinaram e estão na estufa com umidade acima de 80% e temperatura entre 20 a 30 graus com lâmpada led grow vermelha e azul. Depois de 20 dias estou separando as mudas pois ficam muito juntas mas sinto que eles perdem um pouco sua força. Vou deixar mais um tempo para separar. Estou fazendo mudas por folhas mas só nsai raiz sem nova muda. Estacas são o meio mais rápido mesmo. Parabéns pelo texto. Conseguiu coleus ditos raros com fotos sulreais que colocam na internet tipo azul… Leia mais »
Com o tempo as raízes das mudas se embolam demais e as folhas desbotam mesmo. De tempos em tempos o ideal é replantar. Ainda não encontrei essas cores raras não; infelizmente.
Olá Rodrigo tudo bem
Tenho pequeno jardim externo no litoral e um espaço de sombra com muita luminosidade posso plantar Coleus numa jardineira, tem outra dica de planta com cores??
Obrigada
Olá Simone! Tudo bom? Pode plantar Coleus sim. Poderia plantar também Bromélias, Lambari ou Trapoeraba-roxa, que ficam muito bem em locais sombreados. Pleomele e Cróton também podem ser cultivados se a claridade for realmente grande (apesar de o ideal seria pegar pelo menos uma ou duas horas de sol direto para essas duas).
Muito obrigada. Amei a matéria! As folhas maiores do meu coléus estão meio desbotadas. Ele pega sol por 3 horas por dia mas é o sol do CE! Já as Portulacas eu estou distribuindo porque não param de crescer e florescer. Coisa mais linda!
É muito bom poder presentear com plantas!! Parabéns! 🙂
Olá, Rodrigo! Me chamo Thaís, sou de Nova Iguaçu – RJ. Minha mussaenda (branca, cultivada em vaso) está cheia de bichinhos brancos. Fiz uma preparação de água com fumo de rolo e borrifei. O que mais posso fazer, caso não dê certo? E o que pode ter atraído esses bichinhos? Obrigada
Olá Thaís! Desculpe minha demora!! Me parece que seu problema são as temidas Cochonilhas. Elas são uma das grandes pragas. É difícil prevenir totalmente, porque o aparecimento delas pode ser por falta de luz suficiente para a espécie, falta ou nutrientes demais, falta de água… Para controlar, além do fumo que já tentou, o ideal é detergente neutro (pode ser o amarelo ou o transparente). Use duas ou três colheres de sopa para cada meio litro de água e pulverize nas folhas e caules atacados, sempre fora dos horários de sol mais forte. Repita uma vez por semana e veja… Leia mais »
Olá ! Também sou de Nova Iguaçu. Gosto de plantas, eu uso a solução de água com o detergente com o vinagre para as cochonilhas (bichinhos brancos) e alho curtido na água para espantar percevejos e gafanhotos dos meus Cóleus. 😀👍
Amei sua aula de coléus!!!
Obrigado, Luciano!
Bom día Rodrigo!Sou Adriana do Espírito Santo e gostaria da sua a judía com días plantas. Tenho o lirio da paz ela tem as folhas bonitas e verdes so que nao da flores, o que devolver fazer? A outra planta nao sei o nome é gostaria de saber para poder cuidar la. Me ajude por favor.
Olá Adriana! O Lírio da Paz costuma florescer na primavera e verão, então pode ser que demore um pouco para vc ter as tão sonhadas flores agora. Mas basicamente você pode incorporar um pouco de húmus de minhoca e farinha de ossos ao solo, já pensando nos próximos meses, e principalmente ter certeza de que a planta receba muita claridade. Claridade é até mais importante q a adubação para que ele floresça. Um local onde ela receba, por exemplo, as primeiras duas horas do sol da manhã, aquele que é bem fraquinho, vai ajudar muito. E por volta de final… Leia mais »
Olá Rodrigo, o meu demorou e começaram a florescer agora, já estão com 2 flores, muitas folhas bem robustas, justamente nesse período que começou a primavera. Ontem nasceram umas 50 flores de falsa-íris no meu jardim ! 😀👍
olá Rodrigo sou João Carlos de Cruzeiro- Sp. gostaria de saber onde encontrar a maior variedade possível de coleus pois desejo ser um representante na minha região para todos as floriculturas e clientes em geral
Olá! Eu recomendaria visitar o Ceasa de Campinas ou a Ceagesp em São Paulo capital para se informar com os próprios vendedores que comercializam para inúmeras floriculturas. Dependendo da quantidade que pense em revender talvez o melhor será adquirir diretamente do “Veiling Holambra“, assim não teria nenhum intermediário.
Olá ! O problema que para comprar direto em “Veiling Holambra“, a pessoa tem que ser um revendedor de plantas cadastrado, ter o compromisso de fazer compras lá mensalmente por exemplo, no site deles tem vários pré-requisitos. Tenho muitas variedades de Cóleus, os meus vem de lá, onde compro em um horto aqui em Nova Iguaçu ou seja, é uma revendedora cadastrada . 😀👍
Rodrigo tudo bem.contigo? Como faço para colher sementes do Coleus????
Me ajude…
Olá Eunice! Tudo bem sim, e contigo? A maneira mais rápida e fácil com certeza é por estaquia, mas nada impede que você reproduza seus Coléus por sementes. Para facilitar a coleta de sementes você pode envolver algumas hastes florais com um saquinho plástico, fechar esse saquinho com um araminho de pão, por exemplo, e fazer alguns furinhos para que não acumule água e apodreça as flores. Aí é só ter paciência até as flores secarem, virarem sementes e caírem no saquinho. Já vi algumas mudas que não produziam sementes, não sei se são modificações genéticas, mas espero que isso… Leia mais »
Oi. Meu vaso estava lindo, de um dia pro outro as folhas começaram a murchar, assustei pois o vaso estava lindo. Estou tentando recuperar. O que devo fazer mais. Obgd
olá Cassio! Isso costuma acontecer quando ela cresce bastante e as folhas mais velhas vão envelhecendo, murchando e perdendo a cor. Se você notar que existem novos pares de folhas crescendo mais abaixo nos galhos principais, faça uma poda baixa, bem rente a esses novos brotinhos para renovar toda a planta. Se não tiver nenhum novo crescimento surgindo recomendo que retire do vaso, pode o excesso de raízes que devem estar enroladas, e pode também 1/3 da planta como um foto. Aproveite para trocar ou adubar a terra acrescendo um pouco de esterco curtido de aves ou de gado e… Leia mais »
ganhei uma mudinha dela e ja procurei tanto e não encontrei .
Boa noite Rodrigo gostaria de saber o nome dessa planta aqui , para aprender como cuidar .
Olá! Pela foto acredito que seja um Caládio, também chamado de Tinhorão.
Se for este mesmo, trata-se de uma planta de sombra (mas precisa de muita luminosidade) que costuma perder todas as folhas no inverno, parecendo até que está morto, mas que volta a brotar assim que o calor retorna. É um bulbo que hiberna e se multiplica rápido.
muito obrigada meu querido Rodrigo, pelas dicas!Abraço .
Rodrigo, será que você podia me ajudar? Peguei uma mudinha pequena e fiz tudo o que você falou. Está há mais ou menos 20 dias comigo (já na terra) e já cresceram 4 folhas. Está em um local iluminado sem incidência direta. Mas todas as folhas pequenas nasceram verde (um verde vivo e saudável) com branco. Elas já não nascem rosadinhas desde pequenas? As folhas velhas que já vieram com o galho que eu peguei são verde com rosa escuro, idênticas as das suas fotos. Ela está com uma cara linda e saudável, mas não há o menor indício de… Leia mais »
Oi Lourrany! Algumas folhas podem nascer sem o colorido vivo e depois adquirem essa tonalidade, mas pode ser que no caso específico ela precise de um pouco mais de luz. Se estiver em vaso e for fácil testar levá-lo para um local que receba pelo menos uma ou duas horas de sol direto, recomendaria isso. Só para ter certeza. Se nada mudar pode ser que o solo necessite de um pouco de adubação. Que pode ser feita com farinha de ossos ou húmus de minhoca, por exemplo. Ou caso queira uma adubação química e líquida, o Forth Jardim deve ser… Leia mais »
Obrigada Rodrigo, vou fazer o que sugeriu e ver se dá certo. Espero que sim pois o que me encantou foi justamente a cor. Abraços!
Tomara! 🙂 Abraços
Ganhei uma muda de coração magoado pq me apaixonei ao ver… hj tenho por todos os cantos da minha casa e escritório, a partir daí comecei a me apaixonar por plantas e hj parece que td o que eu planto, até msm sem querer, dá certo. Tem como não amar esses seres que se enraízam nas nossas vidas?
Concordo 100% contigo, Josiane! Impossível! 🙂
Porque você ama o que faz, por isso dá certo ! 😀👍
Vou querer plantar cóleus! Num lugar quem não tem muita circulação de ar mas tem luz, vai dar certo?
É possível sim, é uma planta muito rústica. Com luz suficiente deve se desenvolver bem.
Rodrigo, muito obrigada pelas dicas! Ganhei uma muda,trasnplantei para um vaso maior e ela está exuberante! Vou fazer mudinhas para distribuir aos amigos e parentes s2 seguirei suas dicas
Que bom, Veronica! Com certeza vão ficar felizes em receber mudas dessa linda planta 🙂
Eu ganhei um galhinho de coléus e plantei direto no vaso, ela começou a murchar , pesquisei sobre ela e encontrei suas orientações, coloquei ela em um copo com água e consegui salva-lá, as raízes nasceram e agora vou planta-la no vaso obrigada pelas dicas …..
Que bom Sandra! Tomara que se desenvolva bem e fique bem bonita.
Não sei de onde é, mas se estiver num lugar atingido pelo frio mais intenso, principalmente previsto para os próximos dias, proteja bem ele, já que os Coléus sofrem bastante quando a temperatura cai abaixo de 5 graus. Se tiver geada então, ele certamente morrerá. Boa sorte no cultivo!! 🙂