Certamente a Hortelã é uma ótima escolha para quem quer ingressar no maravilhoso mundo das plantas.
É extremamente resistente – e espaçoso, é verdade – e não demanda praticamente nenhum trabalho, além da rega.
Seu perfume, muito apreciado por nós humanos, é detestado por boa parte das pragas que atacam nossas plantas. Por isso é sempre uma boa ideia cultivar hortelãs na horta. O único ‘senão’ é que, como disse antes, é uma planta muito espaçosa e se reproduz rapidamente, podendo se alastrar e acabar com o espaço disponível em seu canteiro.
Agora se a ideia for preencher um espaço que está sem utilidade no jardim, Hortelã é a escolha certa!
Mas se quiser usar como mais uma proteção para a horta, é melhor plantar em vaso, (ou vasos, para que a proteção seja mais eficiente) e posicionar em diferentes lugares. Ou então colocar uma barreira de plástico ou metal direto na terra para delimitar o espaço disponível para as raízes da sua hortelã.
Uma boa ideia é plantar mudas em garrafas PET e colocá-las em cantos opostos da horta.
O mesmo pode ser feito com a Tagete (flor) e a Melissa, mais conhecida como erva-cidreira que também desempenham o ótimo papel de ajudar a proteger a horta de algumas pragas.
Como cultivar Hortelã
É possível plantar Hortelã em qualquer lugar. Se escolher plantar em vaso, basta seguir a indicação em nosso post de como plantar corretamente em vasos.
A planta pode ser posicionada em locais de muito sol, meia sombra, muita ou pouca chuva, ou seja, em qualquer lugar, exceto em sombra total, pois ela fica estagnada. Dificilmente vai morrer, mas também não conseguirá crescer.
Em geral, hortelã gosta de muito sol e muita água, então caso esteja num local protegido da chuva, regue com bastante frequência, mantendo o solo sempre úmido (sem encharcar). O mesmo em relação a luminosidade. Apesar de poder viver na sombra, ele só mostrará seu vigor total se estiver no sol.
Caso esqueça de regar por alguns dias, a planta costuma murchar, cair um pouco. Mas se recupera rapidinho quando for novamente regada.
E se quiser recuperar o vigor da hortelã é só podar. Pode podar sem dó, deixar os galhos bem curtos, mas com algumas folhas. Em poucos dias ela já começa a crescer novamente.
Como fazer mudas de Hortelã
A Hortelã se reproduz sozinha, mais ou menos como o Morango: alguns ‘bracinhos’ saem da planta mãe e enraízam ao lado. Se estiver num canteiro, com espaço disponível, um tapete verde será formado em poucos meses.
Se desejar fazer mudas, aqui está o passo-a-passo:
1) Corte um pequeno galho de Hortelã de 15 ou 20 cm;
2) Retire as folhas, deixando apenas as duas do topo;
3) Deixe o galho num copo com água até aparecerem muitas raízes; esse processo leva cerca de duas semanas, até que essas raízes sejam fortes o suficiente; troque essa água de dois em dois dias;
4) Escolha o local desejado e plante sua nova mudinha com cuidado. O substrato pode ser composto por terra vegetal, húmus, esterco de aves e areia, ou apenas terra vegetal;
5) Deixe em local bem iluminado e mantenha o solo sempre úmido até que a planta se desenvolva.
Abaixo você confere o quanto uma muda plantada em uma garrafa plástica cresceu em apenas 15 dias.
Dito isso, agora é só curtir e assistir o crescimento de sua nova Hortelã.
Tenho um é em vaso. Está crescendo que é uma beleza. Mas meu hortelã adora água. Dois dias sem regar ele fica todo caído. Ai quando rego ele volta a ficar lindo. Mas ele lastrar demais. Ja estou pensando em descarta-lo.
Se estiver com “excesso de galhos” corte, deixe na água e presenteie conhecidos. Hortelã cresce demais mesmo! 🙂
Moço, vou plantar ainda a minha hortelã, eu comprei no mercado pra fazer chá e vou fazer muda, mas em relação a terra, pode ser terra normal mesmo, pq eu não entendo direito sobre tipos diferentes de terra
Pode ser qualquer terra sim. O ideal, quando pegamos terra do quintal, é peneirar um pouco para que ela não vire barro e endureça demais, o que iria dificultar o crescimento das raízes ainda muito frágeis.
Oi!!! Estou tentando fazer a muda, do método de enraizar na água. Porém, percebo que as folhas morrem e não surgem as raizes. Posso deixar somente o talo sem nenhuma folha será?? Obrigada!!!
Oi Nathalia! Isso costuma acontecer quando está num local com muito pouca luminosidade. Tente deixar o recipiente com água mais perto de uma janela com muita claridade, sem sol direto. Outra causa provável é que os galhos que enraízam mais fácil são os mais macios, verdes. Os já marrons (lenhosos) demoram mais ou apodrecem antes do aparecimento das raízes. Tomara que essas duas dicas te ajudem. 🙂
Olá, minha hortelã deu muitas flores e eu gostaria de saber se com elas eu consigo tirar sementes. Obs1: Notei também muitas abelhas polinizando só q não sei o tamanho das sementes ou se realmente essa planta dá sementes
Obs2: estou em busca de conseguir sementes para distribuir com amigos
Olá! As flores da hortelã geralmente costumam ser usadas para fins medicinais, mas você pode aguardar que elas irão gerar sementes sim.
Para não perdê-las com ventos fortes sugiro amarrar um saquinho plástico transparente nos galhos com flores e fazer alguns pequenos furos nas laterais, para permitir a entrada de ar e evitar o acúmulo de umidade que poderia apodrecer as flores inviabilizando as sementes. Dessa forma as sementes cairão no saquinho ao invés de se perderem na terra.
A melhor forma de fazer mudas é por galhos, mas é perfeitamente possível, apesar de mais demorado, semear suas próprias hortelãs.
muuuuiiitooooo obrigado!!!!! ajudou muito!!!!
Olá, desculpa mas minha pergunta não tem a ver com hortelã e sim com manjericão. Tenho uma mini horta em casa com manjericão, salsinha, cebolinha, hortelã, tomilho e alecrim. Plantei o manjericão recentemente e ele começou a dar tipo um pozinho branco e algumas teias. Já li a respeito e sei que se trata de um bichinho minúsculo, o problema é que se espalhou pras outras plantas e quase matou meu majericão todo. O que eu faço para acabar com ele? Me ajuda por favor
Oi Beatriz! Tudo indica que seu manjericão (e as outras plantas) está sendo atacado por cochonilhas. Quando as temperaturas caem um pouco nessa época do ano a umidade da rega ou chuva demora mais para evaporar e isso fornece um ambiente que elas adoram. Outra coisa é falta de circulação de ar. Se o manjericão estiver num local onde não tenha nada de vento, as cochonilhas ficam ainda mais confortáveis. Para combater, você pode borrifar uma mistura de detergente e óleo, que pode ser óleo mineral ou vegetal (soja milho, girassol etc). As proporções são: Para cada 500ml de água,… Leia mais »
Muito obrigada!
Posso plantar várias espécies de hortelã juntas?
Pode sim, todas precisam dos mesmos cuidados. Se for plantar em vasos, só precisará ficar atenta para quando as raízes tomarem conta do espaço, pois terá de retirar as plantas do vaso, podar o excesso de raízes e replantar acrescentando um pouco de terra nova para que elas tenham sempre nutrientes à disposição.
Eu compro vasos, uso as folhas, faço a poda, eles crescem e repito o processo e na segunda vez já nascem folhas minúsculas, mal dá pra usar de tão pequenas. Não sei mais o que fazer.
As raízes da hortelã tomam conta do vaso em pouquíssimo tempo, e quando isso acontece ela não consegue mais se desenvolver como antes, por isso as folhas tendem a ficar menores. A saída e, ao mesmo tempo em que podar para usar as folhas, retirar a planta do vaso e podar também o excesso de raízes que estiverem enoveladas, acrescentando um pouco mais de terra vegetal (ou terra comum de jardim misturada com um pouquinho de esterco de frango ou de gado) ou húmus de minhoca. Ou então recomeçar a planta, retirando galhos e deixando na água até que surjam… Leia mais »
Oi, plantei minhas mudas mas não vingaram. Sempre pensei que hortelâ seria fácil de brotar, ela inicialmente brotou e se esparramou. Daí vieram as formigas e mataram ela.
As formigas podem acabar com as mudas que ainda estão muito novas. Podemos tentar algumas alternativas para diminuir os danos, sem precisar de venenos que podem contaminar animais domésticos e a própria hortelã que iremos consumir no futuro. Para "afastar" as formigas, espalhe cravos e um pouco de canela ao redor da planta. Elas detestam esses cheiros e vão procurar outro lugar. O problema é que quando chover, será preciso espalhar mais canela. Para "acabar com o formigueiro", use uma laranja podre. Aquele fungo cinza que cobre toda a laranja quando ela apodrece, mata o fungo que alimenta todo o… Leia mais »
Borra de café também serve como "repelente" para formigas e outros insetos..
Ótima lembrança, Fabiane!
Ah! Lembrei de mais um repelente, que ao mesmo tempo serve como adubo para as plantas: talco. Além de conter "boro", que será absorvido quando chover/regar e é excelente para as plantas, as formigas detestam. 🙂
Talco de pé serve?
Serve sim! 🙂
Ai que dó! Matar as formigas? Pq não só espantá las? Já estamos mudando toda esfera do meio ambiente devido a matança indiscriminada dos animais, se repararem bem já não vemos mais com certa frequência abelhas, borboletas, grilos e tantos outros que na vdd só contribuem com a natureza
Tem toda razão, Noemy! O ideal é só espantar, e pra isso sugeri algumas opções. Tem casos, justamente por este desiquilíbrio que a humanidade provocou, em que o ataque das formigas cortadeiras pode matar diversas plantas, como por exemplo quando ela desfolha completamente pela segunda ou terceira vez seguida e a planta não consegue mais se recuperar (já perdi muitas assim), mas em 99% das vezes usar canela, laranja podre, gergelim etc já faz com que elas saiam do local, sem que tenha sido preciso matá-las.
Besuntei um vasilhame com margarina e, coloquei o vaso com a planta dentro dele . O forte cheiro, a pegajosidade que, com o tempo, se altera ao produto, impediu o acesso das formigas.