Batatas

Plantar batatas em casa é muito simples, saboroso e vantajoso. Afinal, cada batata que plantarmos vai gerar várias unidades.

Você nem precisa ter muito espaço, já que ela pode ser plantada inclusive em vasos, tranquilamente. Já testei com vários tipos de batata, e a única que não consegui foi a batata-doce. Mas nada impede de tentar.

Para começar, escolha uma batata qualquer e deixe ela separada, até surgirem brotos (iguais os da foto acima). Normalmente isso acontece uma ou duas semanas depois de a comprarmos no mercado.

Quando os brotos atingirem no mínimo dois centímetros, já podemos plantar. Na verdade é possível plantar antes, mas espero esse tempo para melhorar as chances do plantio.

O ideal é cortar um pedaço, preservando dois ou três brotos, no máximo. Se deixarmos todos os brotos, as futuras batatas serão menores e as folhas vão se entrelaçar bagunçando toda a planta. Se o pedaço cortado tiver, por exemplo, cinco brotos, muito perto uns dos outros, é só arrancar/quebrar alguns com as mãos mesmo, com cuidado.

Escolhido e cortado o pedaço, é hora de plantar.

Cultivando batatas

A batata pode ser plantada em vasos ou direto no solo. O cuidado deve ser com relação à chuva.

Se chove muito em sua região, aconselho que tente proteger a planta até que as folhas estejam bem desenvolvidas, o que pode levar algumas semanas.

Neste exemplo, plantei num vaso improvisado, para mostrar que ela pode ser cultivada em praticamente qualquer lugar.

Para garantir mais batatas, você pode escolher um vaso do tamanho de uma lata de tinta grande ou galão de 10 litros de água, que foi o que fiz por aqui.

A preparação do recipiente é a padrão para qualquer planta, como mostramos em nosso post como plantar em vasos da forma correta.

Podemos plantar batatas em terras pobres, sem necessidade de muita adubação. Se quiser, cubra com folhas secas, palhas, etc.

Mas se preferir, misture um pouco de húmus de minhoca e um pouco de esterco de aves (que deve estar muito bem curtido, comprado em agropecuária ou floricultura).

Para plantar, basta firmar levemente o pedaço da batata na terra sem cobrir totalmente. Na verdade você pode posicionar os pedaços com os brotos virados para baixo também, não fez diferença em meus testes.

Brotos da batata

Regue bem pouco, jogando um pouquinho de água em cima das batatas, diariamente se estiver muito calor. A própria batata contém muito líquido, por isso não devemos molhar demais para que ela não apodreça.

Alguns dias depois as primeiras folhas aparecem. O crescimento até que é rápido, dependendo do clima. De 20 a 30 graus seria o ideal.

O vaso com suas batatas deve ser posicionado em local que recebe algumas horas de sol por dia, mas não o dia inteiro.

Batatas crescendo
Brotinhos de batata surgindo dias depois de plantados

Quando a planta estiver com 10, 15cm cubra o solo com lascas de madeira, folhas secas ou outra cobertura de sua preferência (que podem ser compradas na maioria das floriculturas ou até em serralherias); servirão para manter a umidade da terra por mais tempo.

Agora é só esperar.

Batatas um mês depois de plantadas
Batatas um mês depois de plantadas

Como prevenir problema nas batatas

Como toda planta, a batata está sujeita a pragas. Para se prevenir, pulverize um fungicida à base de cobre nas folhas, e um repelente natural à base de óleo de neem semanalmente (um por semana, ou seja, numa semana o cobre e na outra o neem).

Mas de nada adiantará se você exagerar na rega, ainda mais se tiver plantado em vaso. Diversos fungos e bactérias ruins podem destruir sua planta se encontrar o ambiente ideal para isso; e o ambiente ideal é um solo muito úmido com drenagem ineficiente. Modere na água.

Qual o momento certo de colher as batatas

Geralmente demora cerca de três meses para que a planta seque e pareça estar morta. É nessa hora que devemos desenterrar tudo e ver quantas batatas conseguimos gerar.

Quanto menor o vaso, menor serão as batatas geradas. Para facilitar, retire toda a terra do vaso, ao invés de cavar procurando e separando as batatas.

Eu infelizmente não pude mostrar o resultado, pois esqueci esse vaso de exemplo num dia de geada forte. Sim, perdi minhas batatas. E olha que foi bem na época que escrevi sobre como proteger plantas do frio e geadas… Mas o negócio é não desanimar. É fácil demais.

Vá plantar batatas você também!

Deixe um comentário