Cóleus

Cóleus são belíssimos. Chamam atenção onde quer que estejam plantados. E podem ser cultivados em vasos, tranquilamente.

É uma planta muito resistente, suportando sol, sombra, calor e frio além de altos índices de chuva (desde que o solo tenha uma boa drenagem).

Apesar de poder ser plantado em sol pleno, procure escolher um local em que a planta receba sol direto apenas por algumas horas. Isso ajudará a preservar as lindas e vivas cores dos Cóleus. Quanto mais tempo de sol, mais suaves serão as cores das folhas.

Como fazer mudas de Cóleus

É muito, mas muito fácil fazer mudas de Cóleus com altíssima taxa de sucesso.

Basta cortar um pequeno galho, pode ser um ponteiro ou ramo lateral, logo abaixo de um broto – para que desse broto se formem as raízes – e deixar apenas duas ou três folhas na ponta. Isso é importante porque a planta precisará fabricar novas raízes sem precisar gastar muita energia para alimentar tantas folhas.

Agora é só fincar o galho no local de plantio. Pode ser em vaso ou direto no canteiro do jardim. Eu sugiro que escolha um local que não receba muita chuva, afinal, a planta ainda está se recuperando e se reconstruindo; precisa de cuidado.

Fazendo mudas de cóleus

No exemplo da imagem acima essa mudinha foi plantada em 03 de dezembro de 2016 e deixada numa varanda que recebia apenas o sol da manhã, o mais suave.

Recomendo que prepare um vaso pequeno com um um terço de terra vegetal, um terço de húmus de minhoca e o outro terço de vermiculita, que ajuda a reter a água. Com esse substrato as raízes terão espaço e nutrição suficientes para crescerem fortes e vigorosas.

Eu já plantei em pleno sol, sombra, muita chuva e todas as mudas vingaram, sempre. A diferença se dá na velocidade em que isso acontece.

Em cerca de um mês (ou menos se você morar em local de clima mais quente) novas folhas surgirão. A partir daí é só ter paciência e observar o crescimento.

Muda de Cóleus em 20 de fevereiro

Acima, a imagem de como ficou a muda plantada em dezembro. No dia 20 de fevereiro tirei desse vaso pequeno e plantei num vaso bem maior, localizado também em meia sombra.

E agora, veja o tamanho que estava apenas um mês depois do transplante para este vaso grande:

Coleus crescendo

Cóleus é resistente ao frio?

Sim e não. Cóleus pode ser plantado tranquilamente em cidades com inverno bem definido, mas deve ser protegido das geadas. Aqui no interior catarinense temos algumas geadas por ano, e muitos dias de temperatura abaixo de zero, no outono e no inverno. Todas as mudas de Cóleus resistem bem até começar a gear. Aí não tem jeito. Veja um exemplo abaixo, de quando eu ainda tentava cultivar no jardim, desprotegido:

Cóleus antes e depois de geadas
Cóleus antes e depois de geadas; a primeira ocorreu com -2 graus e a segunda com 4 graus negativos

Porque meu Cóleus está com as cores desbotadas?

É muito provável que sua planta esteja num lugar que receba sol direto o dia inteiro ou nas horas mais quentes do dia, ao invés de apenas o sol da manhã.

Veja a diferença de um exemplar que está plantado em meia sombra, recebendo até quatro horas de sol, contra outro Cóleus que está em sol pleno, com mais de seis horas de sol por dia.

Cóleus plantado em meia sombra e a pleno sol
Diferença de Cóleus plantado em meia sombra e a pleno sol

Caso este não seja o caso, pode ser o oposto; talvez falte algumas horas de sol, caso esteja plantado em local que não receba luz suficiente. Outra hipótese é deficiência do solo. Se estiver em vaso, talvez seja o caso de trocar ou repor substrato.

Compre terra vegetal (ou terra adubada, como é chamada em algumas floriculturas) e adicione um pouco de húmus de minhoca e esterco de aves bem curtido.

Se tiver, adicione também uma colher de sopa de farinha de osso e torta de algodão e misture bem. São adubos orgânicos, que não queimarão as raízes de sua planta, desde que usados sem exagero.

Se não encontrar torta de algodão, fique apenas com a farinha de osso e o húmus de minhoca que estará de bom tamanho.

Caso tenha aninhais de estimação, não utilize torta de mamona. Ao contrário da torta de algodão ela é extremamente tóxica e pode até matar cães e gatos.

É preciso podar as flores do Cóleus?

Flores de Cóleus A poda do Cóleus em geral pode ser feita tranquilamente para diminuir o tamanho e/ou obter o formato desejado para a planta. Ela resiste bem. Corte sempre logo acima de um nó (ou gema), na diagonal para que a água da chuva ou rega escorra e não fique parada no local do corte, o que facilita o surgimento de fungos.

A poda das flores são opcionais. Tenha em mente que elas precisam de energia da planta. Caso a energia (proveniente de um bom solo, adubos e regas) não seja suficiente a planta ficará com um aspeto fraco, com cores menos vivas. Agora, se a planta está cheia de flores e mesmo assim continua com suas lindas cores saturadas, corte apenas se você quiser.

É isso. Se tiver oportunidade, não deixe de cultivar Cóleus em seu jardim. Suas cores certamente vão embelezar ainda mais seu cantinho verde.

Deixe um comentário